Brasil fecha novo protocolo sanitário para exportar bovinos vivos para Turquia

Brasil fecha novo protocolo sanitário para exportar bovinos vivos para Turquia

     Hoje o Brasil acertou um protocolo sanitário com a Turquia onde será permitido a exportação de bovinos que estejam prontos para o abate imediato, ampliando assim a variedade de exportação de bovinos vivos que já são importados do Brasil para a Turquia. Segundo o Ministério da Agricultura é estimado que o setor poderá embarcar cerca de 100 mil cabeças prontas para o abate até o final deste ano.

     O custo de produção diminui com o novo protocolo, já que o mesmo traz a redução da quantidade de exames e do período de quarentena dos animais. Os embarques também deverão ser feitos somente com bois machos que já passaram pelo processo de engorda, ou seja, com um peso superior a 450kg, o que deverá agregar no valor final das exportações.

     “O DAS (Departamento de Saúde Animal) está promovendo gestões junto ao serviço veterinário turco para que o Brasil possa exportar produtos como embriões, sêmen e carne bovina” afirmou Guilherme Marques, atual diretor do departamento, já que o Ministério informou sua intenção de diversificar ainda mais o comércio de animais e produtos com a Turquia.

     Avaliadas em cerca de US$ 50 milhões, foram embarcadas 86.005 cabeças de bovinos à Turquia entre janeiro e junho deste ano. Tornando assim a Turquia o principal cliente de gado bovino brasileiro, respondendo por cerca de 61% dos bovinos exportados pelo Brasil.

Fonte: Valor Ecônomico 

 

     Para mais informações sobre palestras e outros eventos curtam a página no Facebook e sigam o perfil no Twitter.