Centros de Suporte

Centros de Suporte

O fato de as empresas terem começado a dar importância ao relacionamento com os clientes, de os canais de venda do mercado terem aumentado, de o atendimento bancário pessoal pela Internet, ou personal banking, estar se desenvolvendo e de novas tecnologias estarem sendo integradas aos processos empresariais deu ensejo ao desenvolvimento do setor de telemarketing. Nesse contexto, houve um aumento considerável do número de funcionários do setor de call centers, ou centrais de atendimento telefônico, e uma maior profissionalização da área de relacionamento com os clientes, o que levou as empresas a concentrar-se em sua principal linha de negócios por meio da terceirização de suas atividades de gestão do relacionamento com os clientes.

 

O setor de call centers na Turquia tem grande potencial de desenvolvimento nos próximos anos devido à acessibilidade de seus serviços de alto valor agregado, à disponibilidade de mão-de-obra jovem, treinada e qualificada, ao grande número de universidades e escolas que propiciam ensino profissionalizante e à vasta população de estrangeiros radicados no país. Além disso, o povo turco não tem sotaque distinguível quando fala outros idiomas e a Turquia é um país extremamente atraente para os investidores estrangeiros, muitos dos quais a elegem como centro para realização de operações em outros países.

 

Até 2010, há 1.019 call centers em funcionamento na Turquia.

 

  • O setor de call centers emprega aproximadamente 50.000 funcionários, a maioria dos quais é jovem.
  • O número de empregados dessas centrais de atendimento na Turquia atingiu 41.000 em 2010, tendo aumentado 19% em relação ao ano anterior.
  • Espera-se que o mercado de call centers do país cresça 17% em 2011 (segundo previsões de agências de emprego) e que continue a crescer 18% ao longo dos cinco próximos anos.
  • Os call centers são usados principalmente para atendimento ao cliente e suporte técnico.
  • No que se refere à distribuição por setor, os setores de atacado/varejo, finanças, saúde, eletrônicos e TIC, tecnologias de telecomunicações e transportes/logística estão entre os principais.

  • Embora a maioria esteja em Istambul, Ancara e Izmir, também há call centers em Antalya, Diyarbakir, Erzurum, Erzincan, Gumushane, Malatya, Sivas, Usak, Kayseri, Bursa, Düzce, Afyon, Eskisehir e Yalova.

 

Fontes: 
“Turkish Call Center Market 2010 Report”, da Karya Research and Consultancy Services para a IMI Fuarcılık Ltd. Şti.
Dados da Associação de Call Centers 
 “Global and Turkish Call Centers Sector Report”
 “Turkey’s Call Center Market 2008”. IMI Conferences, J. Morton Institute, agosto de 2008, Istambul

FONTE : www.invest.gov.tr

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