Maquinaria

Maquinaria 

A indústria de maquinário da Turquia tem apresentado uma taxa de crescimento de cerca de 20% ao ano, desde 1990, e 30% ao ano, desde 2009. O crescimento do setor de maquinário turco é apoiado por empresas de pequeno e médio porte (SMEs) altamente competitivas e adaptáveis, que representam a maior parte da produção industrial do país e correspondem a 50% da produção de maquinário.
 
Como os principais motores do crescimento do setor de maquinário e maiores contribuidoras para a industrialização do país, as SMEs turcas se distinguem de suas equivalentes em outros países pela utilização da mão-de-obra altamente qualificada e competitiva oferecida pela Turquia. Com inputs nacionais que correspondem a aproximadamente 85% de todos os inputs no estágio de produção e mais de 450.000 engenheiros formados todos os anos, o setor é dinâmico e flexível.
 
A excelente combinação da capacidade de engenharia necessária para competir no mercado internacional com os custos razoáveis da mão-de-obra permitem que a indústria de maquinário da Turquia ofereça uma série de produtos e componentes de alta qualidade a preços acessíveis. Isso se torna evidente ao se observar o fato de que os gastos com P&D para a fabricação de maquinários aumentaram 33% entre 2010 e 2012, superando os gastos com P&D de manufaturas em geral (24%) e em atividades gerais (19%) na Turquia. Os gastos de P&D em fabricação de máquinas (instrumentos e equipamentos) atingiu TRY 1,43 bilhões em 2013, tornando-se quase 10%o da despesa total em P&D.

 

A produção de maquinário na Turquia também começou a abraçar uma parcela crescente das exportações do país e foi responsável por 14.7% do total de exportações para 200 países, com US$ 23,3 bilhões em 2014. Os principais destinos de exportação dos produtos de maquinário turco incluem a Alemanha, Reino Unido, o Iraque e a França. Ao mesmo tempo, a Turquia importa produtos de maquinário principalmente da China, Alemanha, Itália, Coréia do Sul e França. Apesar da robusta produção doméstica de maquinário, as importações de maquinário, com USD 46 bilhões em 2014, são duas vezes maiores do que as exportações e 19% das importações globais, indicando a crescente demanda doméstica por maquinário.
 
O setor de maquinário turco, portanto, oferece grandes oportunidades para investidores, por dispor de custos de produção competitivos com relação à mão-de-obra, energia e logística, e fortes viabilizadores, incluindo a prontidão de P&D, mão-de-obra qualificada, proteção de IP, programas de incentivo direcionado e uma ampla base de suprimento com vários centros regionais.

 

A indústria de maquinário turca recebeu metas ambiciosas para as exportações para o 100º. aniversário do país em 2023. Para chegar aos US$ 100 bilhões em exportações com uma parcela de 2,3% do mercado global, a indústria de maquinário turca é projetada para ter um CAGR de 17,8% até 2023. Até lá, espera-se que a parcela do setor referente às exportações turcas seja de no mínimo 18%.

FONTE : www.invest.gov.tr

Mais  Informações  :   [email protected]