Turismo

Turismo

Turismo 

Como um destino turístico bem conhecido, a Turquia continua a apresentar oportunidades de investimento tanto nos subsetores já estabelecidos quanto nos recém-desenvolvidos da indústria. A Turquia é atualmente o sexto destino turístico mais popular do mundo, atraindo mais de 30 milhões de turistas anualmente e apresentando um crescimento positivo anualmente.

 

O crescimento enérgico e contínuo da indústria do turismo Turco continua sem impedimentos, apesar dos efeitos negativos da recente crise global econômica, e ainda há uma imensa quantidade de potencial inexplorado no setor. Litorais de tirar o fôlego ao longo dos mares Egeu e Mediterrâneo, com longas praias de areia e baías cristalinas, contribuem significativamente no crescimento de forma robusta nesta indústria. Somando-se as riquezas naturais da Turquia, o país é berço de muitas civilizações antigas que deixaram sua marca na história. O grande número de sítios arqueológicos que pontilham a paisagem da Anatólia lembram vários impérios de culturas diversas, alguns datando milênios, que uma vez prosperaram ali. De Éfeso, a oeste, ao Monte Nemrut no leste e mais além, é comum encontrar locais sagrados, templos e sítios religiosos pertencentes a várias culturas e crenças.

 

A enxurrada de abertura de novos hotéis e investimentos em rede de hotéis em toda a Turquia, e não apenas nos grandes centros turísticos como Antalya, Mugla e Istambul, irão percorrer um longo caminho para ajudar a atender o setor de turismo e superar as metas para 2023. O número crescente de aeroportos (12 novos aeroportos nos últimos cinco anos), investimentos em infraestrutura em transporte, o rápido crescimento da Turkish Airlines (transportadora aérea nacional da Turquia), e os subsídios do governo têm desempenhado um papel na expansão de unidades hoteleiras na Turquia. Atualmente há 281 projetos em andamento, que gostariam de acrescentar 74.130 suítes tão necessárias para a pouca oferta na Turquia. Como resultado de ser o sexto destino turístico mais popular do mundo, muitas cadeias globais de hotéis têm como alvo o país para o crescimento. Em 2014, havia mais de 165 cadeias de hotéis na Turquia, com 15 % destes hotéis sendo de propriedade de investidores internacionais O volume de negócios total da indústria do turismo ultrapassou US$ 34 bilhões em 2014, um aumento de 6 % em relação ao ano anterior.

 

De acordo com o Ministério da Cultura e do Turismo, o número de viajantes estrangeiros que chegaram à Turquia em 2014 foi de 39,8 milhões, um crescimento de 5% em relação a 2013 e 200% melhor do que os números em 2002. Antalya é a cidade mais preferida na Turquia com base no número de visitantes estrangeiros que chegam. Visitada por 34% dos turistas estrangeiros, Antalya possui mais de 500 hotéis 4 e 5 estrelas localizados no centro e cidades vizinhas, como Kemer, Belek e Kas. Seguida por Antalya, Istambul recebeu 32% dos turistas estrangeiros, enquanto que a capital, Ancara, acolheu apenas 1% dos turistas. Ao longo da costa do Mar Egeu, Mugla hospedou 9% dos visitantes estrangeiros, seguida por Esmirna e Aydin com 4% e 2%, respectivamente. Mais para o interior, Denizli - lar de Pamukkale - e Nevsehir - lar da Capadócia - cada uma hospedou 3% dos visitantes.

 

Analisando a infraestrutura turística, até o final de 2014 havia 13.436 instalações de acomodação registradas. 9.188 dessas instalações foram licenciadas por seus respectivos municípios, enquanto as demais 4.248 detém licenças de operação de turismo. A capacidade total combinada dessas instalações ultrapassam 1.250.000.
 
Em termos de potencial turístico geotérmico, a Turquia está entre os sete principais países do mundo e ocupa o primeiro lugar na Europa, com suas 1.500 nascentes termais. A capacidade de suítes nas várias estâncias termais chega a um total de 55.140.

 

A Turquia é também um destino emergente para o turismo de golfe com 15 operações de turismo em resorts de golfe licenciados. A maior parte dos campos de golfe na Turquia usa grama Bermuda, que é perfeita para o clima mediterrânico e pode ser usada por mais de uma década. A Turkish Airlines continua a fazer progressos impressionantes no mundo do golfe, patrocinando e apoiando vários eventos de prestígio, tanto amadores como profissionais. O campeonato mundial Turkish Airlines World Golf Cup foi lançado em 2013 e se estende por 12 cidades em todo o mundo. A empresa também entrou no seu quinto ano patrocinando a Turkish Airlines Ladies Open (aberto feminino de golfe), um dos eventos mais populares do turismo europeu para mulheres. Em 2015, os melhores jogadores de golfe da Europa e grandes nomes de outros lugares do mundo irão para a Turquia para o Turkish Airlines Open, oferecido pelo Ministério da Juventude e Desportos.

 

Aqui estão alguns dos principais fatos e dados do setor de turismo Turco:

 

  • O setor de turismo fixou metas anuais de 50 milhões de chegada de turistas e receita de US$ 50 bilhões até 2023.
  • O crescimento na indústria do turismo na Turquia tem sido acima da média global nos últimos anos e a contribuição direta do setor para o PIB alcançou US$ 34 bilhões em 2014.
  • A Turquia é o sexto destino turístico mais popular do mundo, com um número cada vez maior de visitantes. De 2002 a 2014, o número de chegada de turistas internacionais aumentou 200%, atingindo mais de 39.8 milhões de visitantes estrangeiros.
  • No final de 2014, havia 13.436 instalações de acomodação registradas na Turquia. 9.188 destas foram licenciadas pelo município e 4.248 detinham licenças de operação de turismo. A capacidade total de suítes ultrapassa 1.250.000.
  • Em termos de potencial turístico geotérmico, a Turquia está entre os sete principais países do mundo e ocupa o primeiro lugar na Europa, com suas 1.500 nascentes termais. A disponibilidade de suítes em resorts térmicas de férias atingiu 55.140.
  • A Turquia possui 7.200 km de costa e ocupa a 2ª posição entre os 38 países com as suas 436 belas praias de bandeira azul; apenas a Espanha tem mais praias com bandeira azul, com um total de 578. Há também 22 marinas de bandeira azul na Turquia.
  • A Turquia é um destino emergente para o turismo de golfe, com 15 operações de turismo em resorts de golfe licenciados. A maior parte dos campos de golfe na Turquia usa grama Bermuda, que é perfeita para o clima mediterrânico e pode ser usada por mais de uma década.
  • Devido à sua crescente conectividade global, explicada em grande parte por sua posição geográfica favorável, Istambul é o centro das atenções com sua recente ascensão à 5ª cidade mais visitada de acordo com o estudo Global Destinations Cities Index da MasterCard de 2015 (com mais de 11.8 milhões de visitantes estrangeiros e domésticos por ano).
  • Não é apenas o turismo impulsionando o crescimento de visitantes para Istambul; a cidade continua a ser um local preferido para sediar reuniões internacionais. De acordo com o ranking da ICCA de 2014, Istambul manteve sua posição dos dez maiores destinos de congressos no mundo. Assumindo o 9º lugar no mundo em 2014 com 130 congressos, Istambul já detinha uma posição dos dez maiores locais desde 2010.

 

O setor de turismo na Turquia continua a crescer a um ritmo que supera sua capacidade de suítes e, embora tenha ocorrido uma onda de investimentos nos últimos anos, ainda há muito espaço para novos investimentos. O leste e sudeste da Anatólia têm potencial inexplorado para a cultura do turismo, bem como o conceito de hotel boutique cada vez mais popular que combina bem com a natureza característica da região, história e cultura.

 

O governo Turco oferece incentivos e prossegue com políticas que oferecem preços e taxas de impostos de serviços públicos reduzidos, enquanto vai eliminando, decisivamente, quaisquer obstáculos burocráticos que possam dificultar o crescimento setorial. Os esforços conjuntos das organizações governamentais e dos setores já têm permitido o aumento de investimento em novas áreas, como a construção de grandes centros de convenções e exposições, que têm contribuído para um "boom" no setor de eventos, particularmente na maior cidade do país, Istambul.

 

Conforme mencionado acima, o país é o sexto destino turístico mais popular do mundo e está bem posicionado para atrair mais de 40 milhões de turistas anualmente dentro dos próximos anos. Com sua localização favorável, potencial existente, mega projetos e objetivos ambiciosos para 2023, a Turquia oferece grandes oportunidades para os investidores por meio da combinação de um grande setor do turismo com a crescente produção comercial e infraestrutura.

 

FONTE : www.invest.gov.tr

Mais  Informações  :   [email protected]