Infraestrutura e Logística

 

Infraestrutura e logística 

Infraestrutura Energética

 

A Turquia aumentou sua capacidade de potência instalada para a geração de eletricidade para 69.520 MW em 2014, acima dos 38.843 MW em 2005, enquanto o governo estabeleceu uma meta específica para aumentar a potência instalada para 125.000 MW em 2023, a celebração do centenário da República da Turquia.

 

Geração de Eletricidade: Potência Instalada (MW)

2005

2006

2007

2008

2009

2010

2011

2012

2013

2014

38.843

40.565

40.777

41.817

44.761

49.524

52.911

57.059

64.007

69.520

 

Fonte: Empresa de Transmissão de Eletricidade Turca (TEIAS)

 

Eficiência e Adequação da Infraestrutura de Energia

(0: insuficiente e inadequada - 10: eficiente e adequada)

 

 

 

Fonte: IMD Competitividade do Mundo Online 1995-2014

 

Infraestrutura de Telecomunicações

 

Infraestrutura de Telecomunicações

2014

Assinantes de telefonia móvel

71.9 milhões

Assinantes de linha fixa

8.3 milhões

Assinantes de banda larga móvel

24.1 milhões

Assinantes de banda larga

32.5 milhões

 

Fonte: Autoridade de Tecnologias de Informação e Comunicação (ICTA) e TurkStat

 

Tecnologia de Comunicação (voz e dados)

(0: Não atende aos requisitos de negócios - 10: Atende aos requisitos de negócios)

 

 

 

 Fonte: IMD Competitividade do Mundo Online 1995-2014

 

Infraestrutura de Transporte

 

Infraestrutura de Transporte

2014

Passageiros de Transporte Aéreo

166 milhões

Aeroportos

52 (13 internacional)

Rede Rodoviária

65,909 km

  • Estradas

2,155 km

  • Rodovia estadual

31,280 km

  • Rodovias Provinciais

32,474 km

Rede Ferroviária

12,097 km

  • Linha convencional

11,209 km

  • Linha de alta velocidade

888 km

Movimentação Portuária

386 milhões tons

  • Carregamento

116 milhões tons

  • Descarregamento

216 milhões tons

  • Trânsito

54 milhões tons

Carga Aérea

2.3 milhões tons

  • Doméstico

685,000 tons

  • Internacional

1.7 milhões tons

 

Fonte: Ministério dos Transportes e Comunicação e TurkStat

 

As vantagens da Turquia incluem o seu setor de logística, que se desenvolveu significativamente desde a sua entrada na União Aduaneira da UE. Sua infraestrutura geográfica, física e corporativa é um dos principais atrativos para os potenciais investidores, como pode ser visto abaixo:

 

  • Proximidade da Turquia com os principais mercados como o da CEI, Oriente Médio e Norte da África significa que aprox. 1,5 bilhão de consumidores podem ser facilmente alcançados.
  • A Turquia tem um papel fundamental na conexão dos corredores pan-europeus de transporte para a Ásia Central. Além disso, a bacia do Mediterrâneo, de que a Turquia é um canal natural, ganhou maior destaque em ambas as conexões Leste-Oeste e Norte-Sul.
  • As redes rodoviárias e ferroviárias nacionais são completamente integradas na infraestrutura da Eurásia. O projeto Ferrovia da Rota da Seda garantirá uma rota ferroviária uniforme entre a Europa, o Oriente Médio, as repúblicas turcas, e o Extremo Oriente através da Turquia. O transporte regular de caminhões e rotas de ferry-boats estão continuamente aumentando a capacidade de serviços de logística.
  • Turquia almeja ter 10 mil quilômetros de linhas de trem de alta velocidade em 2023 e conectar mais de 29 províncias da Turquia umas com as outras, além de um continente ao outro. Os projetos incluem:

 

      o   Projeto de trem de alta velocidade Ankara-Istambul

      o   Projeto de trem de alta velocidade Ankara-Sivas

      o   Projeto de trem de alta velocidade Ankara - Polatli - Afyon - Usak - Izmir

      o   Projeto de trem de alta velocidade Bursa-Bilecik

 

Mega Projetos

 

  • Marmaray: Com sua primeira fase em uso desde outubro de 2013, o 90º aniversário da República da Turquia, Marmaray é um túnel ferroviário submarino, ligando os lados asiático e europeu de Istambul. Marmaray faz uma contribuição significativa para a rede ferroviária de Istambul, com conexões com o metro de Istambul e linha ferroviária de alta velocidade entre Istambul e Ankara. Marmaray transportou mais de 50 milhões de passageiros desde a sua inauguração.
  • Terceira Ponte do Bósforo e Rodovia Marmara Norte: A ponte (ou seja, Yavuz Sultan Selim Bridge) ligará os lados europeu e asiático de Istambul e está prestes a se tornar a ponte rodoviária e ferroviária combinadas mais larga e mais longa do mundo. A ponte faz parte do projeto Rodovia Marmara Norte, que se estende desde Adapazari, Sakarya para Tekirdag. Uma vez operacional, o projeto aliviará a carga sobre as duas pontes existentes sobre o Bósforo e fornecerá uma passagem de trânsito para o transporte de frete através da elevação da carga de tráfego no agitado centro da cidade.
  • Eurasia Tunnel: O túnel permitirá a veículos a motor viajarem entre a Ásia e a Europa através de um túnel rodoviário indo por baixo do leito marinho. O túnel submarino de dois decks terá uma capacidade diária de 120 mil veículos e cortará a distância entre Kazlicesme do lado europeu e Goztepe no lado asiático de Istambul.
  • Terceiro aeroporto em Istambul: O aeroporto será localizado no noroeste do lado europeu de Istambul e está preparado para se tornar o maior aeroporto do mundo em termos de capacidade anual de passageiros. O terminal aéreo com capacidade de 150 milhões de passageiros será conectado à Terceira Ponte do Bósforo através da Rodovia Marmara do Norte e também desempenhará um papel vital na transformação de Istambul em um centro de viagem aérea global.
  • Rodovia Gebze-Orhangazi-Izmir e Ponte da Baía de Izmit: O projeto encurtará a distância de viagem por terra entre Istambul e terceira maior cidade da Turquia Izmir, e também contará com a Ponte da Baía de Izmit de 3 km, que se tornará a quarta maior ponte de suspensão após a conclusão.
  • Three-Storey Grand Istanbul Tunnel (Grande Tunel de Istambul de Três Andares): O túnel submarino de três andares conectará os lados asiático e europeu de Istambul sob o Bósforo e contará com uma ferrovia entre as duas rodovias para veículos a motor. Os 6,5 km de comprimento do túnel se sentará 110m abaixo do nível do mar e será o primeiro de seu tipo no mundo. O túnel não só reduzirá a carga de tráfego nas duas pontes existentes sobre o Bósforo, mas também maximizará a economia de tempo.
  • Canakkale Suspension Bridge (Ponte de Suspensão Canakkale): A ponte será localizada no extremo ocidental do Mar de Mármara, perto da província de Canakkale (Dardanelos), e uma vez concluída, se tornará a maior ponte suspensa do mundo, com um vão central de mais de 2 km. A ponte vai ser parte da Rodovia Canakkale-Tekirdag-Kinali-Balikesir e terá pistas 2x3, bem como trilhos de trem.
  • Canal Istanbul: O canal será uma hidrovia artificial do nível do mar que vai correr paralela ao Bósforo, conectando o Mar Negro com o Mar de Mármara. 47 km de comprimento e 150 metros de largura, o canal vai proporcionar alívio ao tráfego naval no Bósforo, particularmente tráfego de petroleiros. O canal será capaz de lidar com 160 embarcações por dia e está preparado para oferecer muitas oportunidades de investimento, uma vez que ele criará um enorme habitat ao redor das terras por onde passa.

 

Que diz respeito ao setor marítimo, projetos importantes incluem o Porto Candarli sobre o Mar Egeu, o Segundo Porto de Contêineres de Mersin sobre o Mar Mediterrâneo e o Porto de Filyos, no Mar Negro. Com esses projetos, cada qual em um dos três mares que circundam a Turquia, a capacidade de movimentação de contêineres atual da Turquia deverá triplicar.

 

Eficiência na Infraestrutura de Distribuição de Produtos e Serviços

(0: Ineficiência - 10: Eficiente)

 

 

 

Source: IMD Competitividade do Mundo Online 1995-2014

 

Turquia cumpre os requisitos para embarque eficiente e barato de produtos com a sua infraestrutura de alto desempenho, serviços de transporte confiável e localização estratégica na região.

 

FONTE: www.invest.gov.tr

 

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