2014 | Ponte de Negócios Turquia-América Latina

2014 | Ponte de Negócios Turquia-América Latina

Ponte de NegóciosTurquia-América Latina deverá ter participação de 100 empresários de 15 países

7 de abril de 2014

Da Redação

Brasília – Apróximadamente 100 empresários de quinze países –pelo menos vinte do Brasil- devem participar da Ponte de Negócios Turquia-América Latina, programada para o período de 28 de abril a 4 de maio, na cidade de Kayseri. A expectativa é do presidente da Câmara de Comércio e Indústria Turquia-Brasil (CCITB), Guray Sirkecioglu, que prevê o fechamento de negócios no volume de US$ 100 milhões durante o evento.

 

A Ponte de Negócios é uma parceria da CCITB com a Confederação de Empresários e Industriais da Turquia (Tuskon) e envolve a participação de várias instituições brasileiras, como a Apex-Brasil, Confederação Nacional da Indústria (CNI), das Federações das Indústrias dos  estados de São Paulo e Santa Catarina e do Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras (Ceciex).

 

As empresas participantes da Ponte de Negócios Turquia-América Latina 2014 se concentram em três setores e indústrias-alvo. O setor de móveis terá representantes dos subsetores Móveis Diversos (sofá, poltrona, móveis par sala de jantar, quarto, quarto para adolescentes e quarto para bebês, etc), móveis de escritório, móveis de jardim, colchões e bases para camas, decorações domésticas, moveis de metal, de madeira, de plástico e de bambu), peças para móveis, acessórios, materiais e maquinários. O setor Portas de Aço terá o grupo de subprodutos de  portas lisas, porás de edifícios, portas de entrada e portas corta-fogo e outros. Finalmente, o setor de Bens Duráveis e Outros terá a participação de representantes de empresas fabricantes de fogão a gás, fornos a gás e elétricos, coifas, churrasqueiras, aquecedores elétricos e mini-bares e refrigeradores

 

Segundo o presidente da CCITB, “a Ponte de Negócios Turquia-América Latina 2014 será uma grande oportunidade para que os empresários brasileiros desses setores realizem negócios com empresas da Turquia, da América Latina e de outros países que também estarão presentes. O evento terá características essenciais de uma verdadeira ponte de negócios, tais como exibições, reuniões e rodadas de negócios de empresários dos mais diferentes países e também uma intensa programação cultural com visitas às cidades de Kahyseri e à Capadócia e também a empresas e fábricas turcas desses segmentos econômicos”.

Guray Sirkecioglu destaca que “a Tuskon foi fundada em 2005 com o objetivo de promover a integração entre a Turquia e o mundo, ao passo em que a CCITB foi criada em 2011 com a missão principal de crier uma ponte entre o Brasil e a Turquia e nessa missão atuamos como parceiros da Tuskon neste País. Desde 2009 já oragnizamos um total de 21 eventos entre os dois países, todos eles financiados pelos homens de negócios turcos e brasileiros. Trabalhamos em parceria com instituições como a CNI e a Fiesp no intuito de ajudar os empresários dos dois países a crier uma ponte de negócios turco-brasileira voltada para a dinamização e o crescimento do comércio bilateral”.

Por outro lado, o diretor-executivo da CCITB, Mevlut Emrah, sublinhou que “mas o comércio não é a única força que nos move. Ao mesmo tempo em que trabalhamos para alicerçar as bases de uma verdadeira ponte de comércio, também buscamos transformá-la emu ma ponte de amizade entre nossos países e seus empresários. Assim, em todos os eventos que organizamos na Turquia, os empresários de nosso país convidam seus colegas brasileiros para jantares realizados em suas residências com o objetivo de promover um maior conhecimento recíproco e criar um clima de amizade e proximidade que sempre facilita a realização de negócios”.

Na opinião do presidente Sirkecioglu, “eventos como a Ponte de Negócios Turquia-América Latina são fundamentais para o estreitamento de vínculos entre os empresários. Geralmente, nesse tipo de evento, os empresários se conhecem, trocam cartões de visitas, fazem a apresentação de seus produtos e procuram conhecer melhor as expectativas de seus parceiros. Esse tipo de encontrlo abre caminho para o conhecimento pessoal e permite que se avance na realização de negócios. Estamos otimistas pois os eventos semelhantes já realizados apresentaram resultados bastante positivos. Acreditamos que a Ponte de Comércio Turquia-América Latina deverá gerar negócios no montante de US$ 100 milhões”.

O presidente da CCITB destaca que “após a realização da Ponte de Negócios, vamos promover aqui no Brasil, nos meses de maio e junho, dois importantes eventos igualmente voltados para estreitar ainda mais as relações econômicas e comerciais entre a Turquia e o Brasil”.

Além de presidir a CCITB, o empresário Guray Sirkecioglu, que mora no Brasil há nove anos, é Cônsul Honorário da Turquia no Espírito Santo. Casado com uma brasileira, ele diz que muita coisa mudou no País desde que aqui chegou: “o Brasil tem passado por grandes transformações e as mudanças também atingem as suas relações com os diversos países, entre eles a Turquia. E temos trabalhado intensamente para aumentar ainda mais esse relacionamento. Nos últimos anos tem se registrado um forte crescimento do fluxo turístico e o intercâmbio comercial vem se dinamizando. Mas não temos preocupação apenas com o comércio bilateral. Igualmente importante é a promoção de um maior conhecimento entre nossos povos, uma maior divulgação de nossas respectivas culturas. Para tanto, criamos, no Brasil e na Turquia, um Centro de Cultura Brasli-Turquia e aqui no Brasil foi criado o Colégio Belo Futuro, de ensino bilíngue turco-brasileiro e que contribui de forma relevante  para um maior conhecimento reciproco”.

 

Com o  objetivo de assegurar uma participação expressiva de empresários brasileiros na TLATB 2014, a CCITB e a TUSKON colocam à disposição dos interessados um pacote completo com condições especiais abrangendo hospedagem durante quatro dias em hotel categoria cinco estrelas, Rodadas de Negócios (agendadas previamente e estabelecidas de acordo com o perfil da empresa brasileira), transporte terrestre para todas as atividades propostas, visitas técnicas, intérpretes nos programas oficiais e acompanhamento nas visitas e passeios.

Setores

 

A Ponte de Negócios Turquia-América Latina 2014 terá como alvo três setores e indústrias-alvo. O setor de móveis terá representantes dos subsetores Móveis Diversos (sofá, poltrona, móveis par sala de jantar, quarto, quarto para adolescentes e quarto para bebês, etc), móveis de escritório, móveis de jardim, colchões e bases para camas, decorações domésticas, moveis de metal, de madeira, de plástico e de bambu), peças para móveis, acessórios, materiais e maquinários. O setor Portas de Aço terá o grupo de subprodutos de  portas lisas, porás de edifícios, portas de entrada e portas corta-fogo e outros. Finalmente, o setor de Bens Duráveis e Outros terá a participação de representantes de empresas fabricantes de fogão a gás, fornos a gás e elétricos, coifas, churrasqueiras, aquecedores elétricos e mini-bares e refrigeradores.

Fonte : http://comexdobrasil.com/