Estreia para a Turquia após dois anos

Estreia para a Turquia após dois anos

Estreia para a Turquia após dois anos

 14.12.2015

A Turquia abre hoje uma nova página com a União Europeia, ao ser aberto um capítulo nas negociações de adesão da Turquia após dois anos de interregno.

 

Será hoje aberto em Bruxelas o Capítulo 17, referente às Políticas Económicas e Monetárias. Na conferência com a delegação negocial da UE, do lado turco marcarão presença Volkan Bozkir, o vice-primeiro ministro Mehmet Simsek e o ministro dos negócios estrangeiros, Mevlut Çavusoglu.

O Capítulo das Políticas Económicas e Monetárias tem como base a independência dos bancos centrais e a proibição de financiamento dos bancos centrais ao setor público.

O vice-primeiro ministro Simsek, o ministro Bozkir para os assuntos europeus e o ministro Çavusoglu dos negócios estrangeiros, também terão um jantar de trabalho com o ministro dos negócios estrangeiros da Holanda, Bert Koenders, pois a Holanda assumirá a presidência rotativa da UE a 1 de janeiro.

Volkan Bozkir, o ministro turco para os assuntos europeus, terá também contatos bilaterais em Bruxelas, nomeadamente com o vice-presidente da UE para o Crescimento, Investimentos e Competitividade, Jyrki Katainen, e também com o comissário europeu responsável pela Competitividade, Margrethe Vestager.

Na 11ª Conferência Intergovernamental Turquia – UE, que terá lugar em Bruxelas, será abordado o ponto de situação nas negociações de adesão da Turquia e as relações entre a Turquia e a UE - na sequência da Cimeira Turquia – UE, que teve lugar no dia 29 de novembro em Bruxelas.

Fonte: www.trt.net.tr