Plano Brasil Maior

Plano Brasil Maior

O Plano Brasil Maior é a política industrial, tecnológica e de comércio exterior do governo Dilma Rousseff. Surge num contexto conturbado da economia mundial. De um lado os países desenvolvidos mergulhados numa crise sem precedentes desde a Grande Depressão de 1929,         podendo levar o mundo para uma crise sistêmica. De outro o vigor econômico dos paises  emergentes, liderados pelo crescimento chinês, tem garantido o crescimento mundial e evitado o  débâcle.   

O desafio do Plano Brasil Maior é, portanto, colossal: 1) sustentar o crescimento econômico inclusivo num contexto econômico adverso; 2) sair da crise internacional em melhor posição do  que entrou, o que resultaria numa mudança estrutural da inserção do país na economia mundial.       Para tanto, o Plano tem como foco a inovação e o adensamento produtivo do parque industrial  brasileiro, objetivando ganhos sustentados da produtividade do trabalho.       

A estabilidade monetária, a retomada do investimento e crescimento, a recuperação do emprego, os ganhos reais dos salários e a drástica redução da pobreza criaram condições favoráveis para o país dar passos mais ousados em sua trajetória rumo a um estágio superior de desenvolvimento.